sábado, 7 de maio de 2011

Uma semana de cultura intensa

Intensa porque virada para dentro. Para mais tarde apreciar e recordar. Sobretudo recordar.
Com efeito, de um a sete do corrente mês de Maio – a semana que passou – o Grupo Coral das Lajes do Pico com a totalidade dos seus actuais executantes, cerca de 50, e durante duas horas por dia e ao serão, esteve concentrado na execução, o mais perfeitamente possível, de temas musicais do seu repertório. Foram gravados temas relacionados com a cultura religiosa popular. Do Espírito Santo e do Natal.
        O trabalho realizado ficará registado nos arquivos da RDP-Açores, que depois cederá ao Grupo Coral, a fim de o editar em CD. Nesta fase, assim foi acordado.
        Os temas gravados serão agora objecto de apreciação, selecção e organização, com vista à sua publicação em CD.
        Foi uma semana trabalhosa e extenuante da história do Grupo Coral, a juntar às outras quatro que tem no seu currículo – Música Popular Açoriana, Montanha do Meu Destino, Música em Tempo de Festa e participação em Os Melhores Coros Amadores da Região.
Foi uma semana de cultura intensa que serviu também para o Grupo se avaliar a si próprio. O que ficou registado será, pois, no futuro, apreciado e comentado. Primeiro pelos seus executantes, e depois por outros que tiverem essa oportunidade. Em todos os casos, virá sempre ao de cima a sua competência.
Com esta semana de trabalho – mesmo que a selecção que agora vai ser feita não tiver o volume que inicialmente se desejaria – o Grupo Coral deu mais um contributo à cultura musical açoriana. Dentro das suas limitações, que as conhece e reconhece, ficaram a alma, o gosto, o empenho de cantar a música que temos. Foi uma semana de presenças constantes, quase sem excepção. Sem arredar pé. Um bom sinal para qualquer grupo.
Salientamos que, excepto na participação em Os Melhores Coros Amadores da Região, as gravações foram novamente feitas pelo técnico Raul Resendes, motivo que muito contribuiu para a excelente receptividade de quantos viveram os serões desta semana. A sua experiência e competência são sobejamente reconhecidas. Estamos gratos por isso.
Esta primeira fase – a gravação de temas musicais seleccionados – teve o apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico, RDP – Açores e Igreja Matriz, permitindo esta última que os trabalhos se realizassem dentro do templo. Um agradecimento a todos, extensivo ao posto da PSP das Lajes pelo controle da circulação automóvel à volta da Igreja Matriz. Foram sinais de que estão atentos às iniciativas particulares que acontecem, que as valorizam, respeitam e apoiam.
Tendo em conta que os temas gravados, na sua totalidade, são oriundos da cultura religiosa do meio açoriano, é de crer que o trabalho desta semana tenha sido também um contributo à consolidação da fé que se pratica. Neste sentido, tenha-se em atenção os apelos de Bento XVI, quando aponta para a valorização da cultura cristã, como meio de salvaguardar os valores cristãos herdados dos tempos antigos.
Os passos seguintes serão os apoios necessários para a sua publicação. Serão solicitados ao Governo, às Câmaras Municipais, às juntas de Freguesia, às entidades particulares e também individuais. Da sua ajuda dependerá a brevidade ou demora da sua publicação.
Para conhecimento do público, aqui se indicam os temas relativos ao Espírito Santo:
Invocação – Tomás Borba                                            
Hino do Espírito Santo – Jacinto Inácio Cabral
Adoremos com afectos… As vossas glórias – Popular
Voz dos meus humildes cantos – J.S.Bach
Estas mesas… – Popular de São Roque do Pico
Recolhei-vos, pomba branca… – Ribeirinha do Pico
O Divino Espírito Santo … – São Miguel
Pastores, à serra… – Ribeirinha do Pico
Ó Senhor Espírito Santo… – Lajes do Pico
Bateram Trindades – Tomás Borba
Hino da Região – Joaquim Lima/Natália Correia
Este último tema é aqui incluído porque a Segunda- Feira do Espírito Santo é o dia da Autonomia. Assim sendo, o Hino da Região acabou por ficar consagrado dentro dos festejos tradicionais em louvor da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade – o Espírito Santo.
Resta aguardar que, depois da selecção que será feita, as demoras na edição gráfica e mormente nos apoios solicitados não se prolonguem demasiado. Se assim for, poderá o seu aparecimento acontecer já por altura das próximas festas maiores do Concelho das Lajes, ou seja, na última semana de Agosto.
Da minha parte só me resta dizer que enquanto tiver capacidade – que já vai acentuadamente faltando – continuaremos a cantar.
Não esqueçam marcar presença no dia 29 de Maio no salão da Irmandade do Espírito Santo da Companhia de Cima, para celebrar, com os irmãos daquela sociedade, os 100 anos daquela Irmandade.
 Até lá, continuação de Boas Festas do Espírito Santo para todos.

Manuel Emílio Porto (altodoscedros.blogspot.com)