terça-feira, 4 de outubro de 2011

Filarmónica de Berlim põe música na Teologia de Hans Kung

Uma obra para coro e orquestra.

“A Filarmónica de Berlim põe música na teologia do sacerdote católico e professor universitário Hans Kung, sancionado pelo Vaticano.
Segundo informou a Fundação Ética Mundial, presidida pelo teólogo suíço de 83 anos, na obra para coro e orquestra de uma hora e meia de duração, o compositor brtitânico Jonathan Harvey deu à partitura os pensamentos de Kung sobre as religiões mundiais. O mesmo Kung é o autor do libreto.
A obra consta de 6 capítulos, cada um correspondente a um princípio da Declaração de Ética Mundial de 1993, da qual Kung foi redactor. Nesta Declaração ressalvam-se os valores comuns das grandes religiões que poderiam servir de base para um mundo mais justo e sem violência.
Kung não deu detalhes sobre a música, mas assegurou que a composição contempla nos seus 6 capítulos as tradições musicais do budismo, hinduísmo religiões chinesas, judaísmo, islão e cristianismo.
A estreia acontecerá a 13 de Outubro sob a batuta de Simon Rattle e nela participarão também o coro da Rádio-Televisão de Berlim, assim como um coro juvenil.
Kung foi perito do Concílio Vaticano II e colega em tempos universitários de teólogos de renome mundial da sua época como Karl Rahner, Yves Congar, Henri de Lubac, Hans Urs von Balthasar e Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI.
Em 1979 o Vaticano retirou-lhe a faculdade de ensinar por causa do seu livro “Infalível”, onde critica o dogma da infalibilidade papal.
No entanto Kung continuou a ensinar Teologia Ecuménica na universidade alemã de Tubingen”. (in Religion Digital – 3.10.2011).
Comentário – É uma notícia positiva. Vem realçar o pensamento humano sobre ética religiosa, contributo importante para uma formação mais ampla e consistente da fé dos homens de hoje.
Fica-nos a curiosidade de ouvir, um dia, essa obra musical.