sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CD NATAL, agora editado

O Grupo Coral das Lajes percorreu quase toda a música tradicional açoriana, penetrou na música religiosa e sacra e nos últimos tempos abordou a música religiosa popular: do Espírito Santo e do Natal. O círculo musical ficou assim completo. Trilhado pela primeira vez, um pouco pela rama, entenda-se, pois ainda há muito por trilhar e fazer.
Deste último, de que hoje nos ocupamos, digo que se trata de uma pequena colecção de cânticos que fizeram parte das Cantatas de Natal dos anos anteriores.
 De todos eles, e são muitos, escolhemos 10 temas.
Numa abordagem simples, começaria por destacar o contributo do Prof. Manuel Francisco Costa que interpreta, como solista, três temas.
      - Noite de paz, do compositor Carlos Adolfo Adam, Natal dos simples de Zeca Afonso, e Natal… na província neva; este último com música do picoense Fernando Machado Soares, ilustre magistrado, sobejamente conhecido e apreciado pelas suas interpretações das canções de Coimbra, e letra de Fernando Pessoa.
         
         - Natal de Elvas, na voz solista de Lurdes Melo, – um bela canção popular, com letra e música da nosso Alentejo rural, superiormente harmonizada por Mário Sampayo Ribeiro;

Fazem parte da colecção, ainda:
- Partiram os três reis magos, uma melodia popular dos Açores relacionada com os Reis Magos;
- Canção pastoril – no duo Hélder Fernandes e Francisco José Soares - um tema popular açoriano, lembrando a gruta de abrigo de pastores, do interior da ilha, assemelhando-a à gruta dos pastores de Belém.
- Nina-nanatambém popular açoriano do nosso berço de criança, aqui feito berço de Belém.
- Noite Feliz, tradicionalmente conhecido, talvez o cântico mais conhecido em todo o mundo;
- Ave Maria – tema clássico de sabor palestriniano do compositor alemão F. Xaver Witt que viveu entre 1834 e 1888.
E, finalmente:
- Em Belém, tradicional inglês, numa adaptação dos franciscanos de Gondomar. “Natal, Natal, gloria a Deus no céu, Paz entre os homens, vitória de Deus”.

O nosso comentário final:
O Natal é o tempo da música por excelência. Não há Natal sem música. Os anjos foram os primeiros a cantar Glória a Deus nas Alturas. Desde então nunca mais se calaram as vozes. Aqui estão as nossas, desta Ilha. Uma afirmação cultural do tempo em que vivemos.
O Grupo Coral já vai em idade avançada. Ao longo de toda ela e nas gravações que já fez – e foram algumas – todas foram feitas pelo técnico da RDP – Açores, senhor Raul Resendes.
A RTP – Açores, mais uma vez, veio até nós fazer o programa ATLÂNTIDA, levando consigo as gravações deste CD. Será mais um documento para recordar. Muito agradecemos essa disponibilidade.
E muito agradecemos à Direcção Regional da Cultura/ Presidência do Governo, e à Câmara Municipal das Lajes todo o apoio prometido.
Louvamos todos os cantores que participaram. Louvamos os tocadores, os melhores que temos na ilha, sem ofensa para ninguém.
 A semente está lançada. Se foi possível este percurso, que já é longo, outros também serão possíveis.
Com gosto, paciência e persistência, tudo é possível. Os caminhos estão sempre abertos para os que vem depois. São os votos que aqui deixamos expressos.
Continuação de Boas Festas e um Feliz Ano Novo.
Manuel Emílio Porto
altodoscedros.blogspot.com
        escrito na ortografia antiga