segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As nossas freguesias

Refiro-me, hoje, a todas elas em geral, sobretudo àquelas que andam nas bocas do mundo, condenadas a serem colocadas em arquivo morto, as freguesias rurais. Isto é, sem préstimo. Apenas para consulta dos historiadores, quando a história começar a ser reescrita.
        Por enquanto, continuam as intenções e o possível desfecho. Todos esperam que esta chamada reforma não tenha passado de um simples devaneio, de político mal preparado – quiçá formado nas lojas da maçonaria – que não conhece a história do seu país, quão difícil foi a formação das freguesias e a importância que elas têm para os seus habitantes.
        Já vimos, nos jornais, o pensamento dos deputados regionais. De alguns, bem entendido. Estou em crer que todos vão afinar pelo mesmo diapasão, o uníssono, a unanimidade.
        E, atento e confiante, neste clima de esperança que se vive, (eu tenho esperança), voltamos a chamar a atenção para o espírito de grupo, nado e criado à volta da igreja paroquial e da escola primária. Padres, professores, lavradores, proprietários, pescadores, comerciantes, criadores de manadas, artistas da pedra, do ferro, do calçado, da lã e do fuso, do tear e das rendas, saberes e interesses conjuntos formaram a freguesia que chegou aos nossos dias. Houve conjunto de esforços, todos no mesmo sentido. A unidade acima de tudo. Houve grupo.
        Não queremos que tudo volte ao que era dantes. Não. Mas queremos que não se perca o espírito. A freguesia foi exemplo desse espírito de grupo. Na construção dos templos e das escolas, nas Irmandades, nas Companhias, nas Capelas do Espírito Santo e Ermidas de Santos à beira mar, nas reparações de pátios e caminhos, no abrigo que sempre encontrou para outros que vieram e se integraram. Nos tempos em que nada havia: nem água, nem luz, nem açúcar, nem sal, nem petróleo; por vezes nem farinha.
        Por necessidade aglomeraram-se. Vivendo no isolamento total, próximos uns dos outros era sempre mais consequente e seguro. Na catequese, na oração, na festa do padroeiro, nas primeiras letras. Na proximidade há mais conforto, melhor defesa, melhor entreajuda. E tudo extrapolou para a vida quotidiana. Nas matanças dos porcos, nas lavras, na manutenção dos caminhos de pedra roliça, na desflorestação, nas vinhas; em tudo o que estava relacionado com a vida de todos os dias do ano.
 É evidente que hoje não é assim. Mas…
Mas, há um valor que não se pode perder. É o valor da solidariedade ou de espírito de grupo. Fruto de uma mentalidade adquirida com suor e lágrimas. Hoje, noutros contextos, noutros modos de vida e de novas dificuldades, tem pleno cabimento.
Todos, hoje, são chamados a participar na vida colectiva da região e do país. Uns, porque foram eleitos para isso. Outros, porque têm voz e podem clamar fazendo ouvir a sua voz.
As freguesias rurais são ainda a base segura da ocupação do território, da sua valorização e do espírito comunitário que devemos preservar. É um crime se alguma for banida do mapa.(2548 caracteres)
altodoscedros.blogspot.com
escrito na ortografia antiga