domingo, 9 de outubro de 2011

Auditório para o Museu dos Baleeiros

Na visita estatutária que o Governo Regional fez à Ilha, nos primeiros dias de Outubro, o presidente do Governo anunciou a construção de um Auditório, integrado nas actuais instalações, em terrenos contíguos, adquiridos para esse efeito.
        Assim aconteceu na pequena sala do Museu, no dia 4. A comitiva governamental e alguns convidados seguiram atentamente a apresentação do projecto pelo seu autor, arquitecto Rui Pinto.
O novo Auditório tem capacidade para cerca de 98 lugares sentados. Tem um aspecto acolhedor, de sabor marinheiro, bastante ajustado à história daquela instituição cultural, e com as condições necessárias para espectáculos musicais, incluindo gravações.
        Fica assim satisfeita a lacuna existente – de um espaço mais alargado, para dar resposta aos eventos culturais que o Museu promove ao longo do ano.
        Na verdade, o pequeno salão do Museu tem sido escolhido para numerosos eventos culturais. Por lá tem passado os mais variados, desde o lançamento de livros, palestras, exposições permanentes e temporárias. É ocasião para relevar o seu grande contributo ao meio lajense e de toda a ilha.
        Todavia, notoriamente se sentia a exiguidade do pequeno salão. Por isso, a construção do Auditório que agora se anuncia, vem melhorar e valorizar bastante os espaços do Museu. Uma nova obra que o seu director, dedicado e competente, acompanhará, com o zelo e o carinho que sempre tem dedicado àquela entidade museológica.
Alguns dirão: a Vila das Lajes tem espaços condignos para a cultura. É verdade, tem. Todavia, é o Museu que melhor vocação apresenta para alguma actividade cultural mais específica. Dentro daquela casa tudo fala da alma e da vida do passado, com projecção no presente e no futuro. Tudo é apelativo. São as nossas raízes. É o nosso centro cultural, por excelência.
 Mais uma razão para agora ser dotado de mais um espaço. Assim, a pouco e pouco, se constrói, se melhora e se acarinha o que é nosso.
 escrito na ortografia antiga
altodoscedros.blogspot.com