domingo, 13 de novembro de 2011

Quem manda, manda....

A 6 de Junho passado, tomava para título de opinião, a expressão comum de “Mete-se pelos olhos dentro”. Era uma opinião, baseada em factos concretos que aconselhariam outra solução. Pelos vistos, não nos enganámos.
        Quase diariamente, costumava passar pelo jornal “A União”. As opiniões que lá se tombavam eram apelativas, sobretudo quando assinadas por credenciais de nome feito e respeitado. Exemplos: Bispo Marcelino, Dentinho, Monjardino e outros.
        Confesso que a partir de algum tempo a esta parte, comecei a reparar com uma coluna que, só por si, desfaz o crédito do próprio jornal, ofusca a qualidade, e me diz ser melhor passar adiante. É como se de repente, nos aparecesse pela frente uma outra pessoa, toda de aparências tresloucadas, semelhantes aos doentes mentais da Casa de saúde de São Rafael.
        Os escritos, que não entendo, não compreendo, nem sei o que pretendem, do novo director, são isso mesmo: palavras e só palavras. Sem nexo nem tino. Assim não. Mas faço uma pergunta: é a união pastoral para a nova evangelização?
        Continuo a dizer: os jornais entregam-se a leigos formados. A pastoral, em suplemento, distribui-se nas igrejas, à porta da entrada. Assim vimos em muitas igrejas e catedrais da França, Espanha e Portugal, por onde andámos nos últimos tempos. “Mete-se pelos olhos dentro”. Quem manda, manda; os resultados aí estão. Onde param os “doutores da lei” e as consciências esclarecidas da velha Angra?
        Manuel Emílio Porto