quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vender? Não é só vender...

Anda a circular uma notícia que me intrigou. Jornalistas, num programa da SIC, afirmaram que o ministro Relvas havia vendido os Estúdios da Tóbis aos angolanos.
        Ora, segundo parece, toda a documentação ou espólio da guerra ultramarina se encontra nesses estúdios. E assim sendo, parece que, têm razão, os que por lá andaram a fazer a guerra em não aceitar que esta venda se faça. Ou seja, dar ao MPLA a oportunidade de vasculhar uma história, que deveria ficar para sempre secreta, só acessível para estudo, aos portugueses, e mesmo assim só daqui a 50 ou mais anos. É uma questão que não pode acontecer.
        A memória ainda está viva. Muitos ainda se recordam. Muitos ainda contam histórias. Muitos calam histórias que nunca poderão ser contadas. A guerra é aquele monstro….toda a gente sabe disso. E com monstros, ou monstruosidades não há convívio nem partilha possível.
 O relacionamento humano há-de refazer-se, mas com tempo, com bastante tempo, com gerações inteiras. E é pelos valores humanos de solidariedade, de justiça, de sã convivência e tolerância que as aproximações se hão-de fazer. Não é com a possibilidade de vasculhar seja lá o que for.
        Alertaram-me para este assunto. Aqui deixo o meu pensamento. Que o senhor ministro acabe com o feriado do 10 de Junho, contrariado, ainda me conformo; que não dê tolerância de ponto pelo Carnaval, contrariado “à raiz quadrada”, também me conformo; mas, cuidado: fazer reformas alterando costumes é demasiado perigoso! Apesar de não me convencerem as causas aduzidas, concedo todos esses desideratos governativos.
 Mas, que venda espólios de guerra já não me conformo. A uma venda desta natureza chama-se vender a alma dos que andaram na guerra. Essa alma é nossa, muito nossa. E a alma do povo português nunca se vende. Nem ao diabo. Faz parte do nosso património colectivo. 

Noticias que agora recebo dizem que a Tobis foi vendida, mas os filmes e a documentação não. Esta ficou na posse do Governo português.

Altodoscedros.blogspot.com
Escrito na ortografia antiga