O Grupo Coral das Lajes percorreu quase toda a música tradicional açoriana, penetrou na música religiosa e sacra e nos últimos tempos abordou a música religiosa popular: do Espírito Santo e do Natal. O círculo musical ficou assim completo. Trilhado pela primeira vez, um pouco pela rama, entenda-se, pois ainda há muito por trilhar e fazer.
Deste último, de que hoje nos ocupamos, digo que se trata de uma pequena colecção de cânticos que fizeram parte das Cantatas de Natal dos anos anteriores.
De todos eles, e são muitos, escolhemos 10 temas.
Numa abordagem simples, começaria por destacar o contributo do Prof. Manuel Francisco Costa que interpreta, como solista, três temas.
- Noite de paz, do compositor Carlos Adolfo Adam, Natal dos simples de Zeca Afonso, e Natal… na província neva; este último com música do picoense Fernando Machado Soares, ilustre magistrado, sobejamente conhecido e apreciado pelas suas interpretações das canções de Coimbra, e letra de Fernando Pessoa.
- Natal de Elvas, na voz solista de Lurdes Melo, – um bela canção popular, com letra e música da nosso Alentejo rural, superiormente harmonizada por Mário Sampayo Ribeiro;
Fazem parte da colecção, ainda:
- Partiram os três reis magos, uma melodia popular dos Açores relacionada com os Reis Magos;
- Canção pastoril – no duo Hélder Fernandes e Francisco José Soares - um tema popular açoriano, lembrando a gruta de abrigo de pastores, do interior da ilha, assemelhando-a à gruta dos pastores de Belém.
- Nina-nana – também popular açoriano do nosso berço de criança, aqui feito berço de Belém.
- Noite Feliz, tradicionalmente conhecido, talvez o cântico mais conhecido em todo o mundo;
- Ave Maria – tema clássico de sabor palestriniano do compositor alemão F. Xaver Witt que viveu entre 1834 e 1888.
E, finalmente:
- Em Belém, tradicional inglês, numa adaptação dos franciscanos de Gondomar. “Natal, Natal, gloria a Deus no céu, Paz entre os homens, vitória de Deus”.
O nosso comentário final:
O Natal é o tempo da música por excelência. Não há Natal sem música. Os anjos foram os primeiros a cantar Glória a Deus nas Alturas. Desde então nunca mais se calaram as vozes. Aqui estão as nossas, desta Ilha. Uma afirmação cultural do tempo em que vivemos.
O Grupo Coral já vai em idade avançada. Ao longo de toda ela e nas gravações que já fez – e foram algumas – todas foram feitas pelo técnico da RDP – Açores, senhor Raul Resendes.
A RTP – Açores, mais uma vez, veio até nós fazer o programa ATLÂNTIDA, levando consigo as gravações deste CD. Será mais um documento para recordar. Muito agradecemos essa disponibilidade.
E muito agradecemos à Direcção Regional da Cultura/ Presidência do Governo, e à Câmara Municipal das Lajes todo o apoio prometido.
Louvamos todos os cantores que participaram. Louvamos os tocadores, os melhores que temos na ilha, sem ofensa para ninguém.
Louvamos todos os cantores que participaram. Louvamos os tocadores, os melhores que temos na ilha, sem ofensa para ninguém.
A semente está lançada. Se foi possível este percurso, que já é longo, outros também serão possíveis.
Com gosto, paciência e persistência, tudo é possível. Os caminhos estão sempre abertos para os que vem depois. São os votos que aqui deixamos expressos.
Continuação de Boas Festas e um Feliz Ano Novo.
Manuel Emílio Porto
altodoscedros.blogspot.com
altodoscedros.blogspot.com
escrito na ortografia antiga