quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Basta do religiosamente correcto...

“Basta do religiosamente correcto e do controle da linguagem”.
Rino Fisichella, Cardeal do Dicastério para a Nova Evangelização, esteve em Madrid a participar na assembleia de delegados dos meios de comunicação da CEE.
Fisichella, um dos melhores intelectuais católicos, teve esta resposta a quem o questionou sobre o modo de fazer a Nova Evangelização: “Anúncio, liturgia e testemunho”. Depois, acrescentou: “Temos que explicar com a linguagem de hoje. Temos que explicar claramente porque somos crentes. Temos que saber dizer que o cristianismo é a verdadeira religião. Sim, temos que dizê-lo. Porque só os muçulmanos vão ter o direito de dizer que o Islão é a única verdadeira religião, e nós não?
No seu pensamento “os cristãos não podem silenciar o que acreditam”. E por isso pediu valentia para pôr fim “ao religiosamente correcto”. “Basta já do controlo insuportável da linguagem”.
O nosso comentário: - É a primeira vez que vejo um alto dignitário da Igreja insurgir-se contra “o religiosamente correcto” e o “basta do controle da linguagem”. Chegou a vez da Igreja?
Mas, cuidado, não terá sido a Igreja a impulsionadora do “religiosamente correcto”? Os desmandos dos últimos anos não serão fruto dessa prática?
Antes de se pôr a evangelização na total transparência, perante o Islão e as outras religiões, como sempre deveria ter sido, é importante que dentro da Igreja essa prática seja a primeira a ser posta em prática. Respeite a Igreja Instituição todos os seus crentes e terá os melhores resultados. Enquanto houver segregação, nada feito.