domingo, 31 de julho de 2011

Mais outras novas coisas velhas...

Parecem estar a chegar, ou já vem chegando.
O Cardeal Cañizares, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano, anda a recomendar que a comunhão dos fiéis se faça, como antigamente – na boca e de joelhos.
 Tudo indica que será mais uma reconquista de Bento XVI. É uma prática que ele próprio vem implementando, e por isso se admite que depressa será outra norma a recuperar.
 As opiniões e os comentários já se fizeram sentir; não no sentido de uma rejeição total, mas numa aceitação com reservas, já que sempre houve respeito no acto de ser de pé e na mão. Na última Ceia, Cristo não meteu o pão na boca dos Apóstolos, foram estes que lhe pegaram e o tomaram.
Os mais obedientes, escrupulosos e submissos vão aceitar. Vendo diabos em toda parte, vão lançar anátemas aos quatro ventos contra os que não aceitarem.
Outros vão continuar como até aqui. E se o poder for de imposição, serão menos a incomodar.
Cada dia que passa, são dados passos à retaguarda. Todos os dias o castelo é remendado e retocado com mais materiais fora de uso. Remendos para pouca duração.
Hoje em dia, a cal já não se aguenta nas paredes dos edifícios. Hoje usa-se tinta, que é bem mais resistente. Parece que em Roma ninguém pensa nisso. Por onde andará o Espírito Santo? Deve ter fugido para longe!...
Um outro ponto em concreto é a ordem de Ratzinger: “Todos pr’ó confessionário!” A muitos, deu vontade de rir, pois até se julgava que tinha sido abolido, tal a “assiduidade” que se vem notando de algum tempo a esta parte…Móveis vazios, cada vez mais vazios. Lá dentro, ninguém. Fora, muito menos.
A verdade é que os tempos andaram depressa, e muita coisa ficou para trás… Recuperar agora? Não será tarde de mais?
Um confessor da nossa praça dizia, ainda não há muito tempo: “estive aqui duas horas e ninguém apareceu, estão todos santificados”! É bem possível que tenha razão. Estamos todos santificados. A consciência de cada um é que manda. Esta é a imagem que vemos por toda a parte.
Vem aí mais novas velhas coisas… No nosso ponto de vista, podem vir todas e mais algumas. Estão condenadas ao fracasso, porque são remédios fora de prazo, caducos, já não fazem efeito.
escrito na ortografia antiga
altodoscedros.blogspot.com